quarta-feira, 26 de maio de 2010

GOVERNADORA DO PARÁ ANA JÚLIA ENTREGA MAQUINAS PESADAS A PREFEITURA DE BARCARENA.






A Governadora do Estado do Pará, Ana Júlia Carepa (PT), esteve nesta sexta-feira (24/05) na sede do Município de Barcarena com parte de sua equipe de governo para fazer a entrega de três tratores e uma caçamba 0Km à Prefeitura do Município. A solenidade aconteceu na Praça Cônego Batista Campos em frente à prefeitura, onde a Governadora passou para as mãos do prefeito João Carlos Dias os termos de responsabilidade dos equipamentos, estiveram presentes também Vereadores, Secretários e de mais autoridades. Várias comunidades e entidades sociais ligadas ao partido dos trabalhadores vieram recepcionar a governadora.

A governadora Ana Júlia falou da importância da entrega dos equipamentos para as melhorias das condições e recuperação das estradas e ruas do município. E, destacou ainda todos os seus projetos que tem sido realizados ao longo de seu governo em todo o Estado. Destacou ainda o empenho do governo no sentido de que a CAP – Companhia Alumínio do Pará - seja implementada o mais breve possível para que possa gerar emprego e renda para os trabalhadores do município e região.

Professores da rede municipal de educação em greve a cerca de uma semana através do SINTEP, aproveitaram a solenidade para protestarem de forma passiva contra a administração municipal, com quem ainda não chegaram a um acordo para darem fim à greve.

domingo, 9 de maio de 2010

CRIME AMBIENTAL: 200 FORNOS DE CARVÃO EM BARCARENA

No inicio do ano a empresa V.F., procurou a Secretaria de Obras para tentar tirar alvará de funcionamento para a construção de cerca de 200 (duzentos) fornos para a queima de carvão mineral, que irá destruir uma quantidade considerável de nossas florestas e devastar um outro tanto incalculável para sustentar a contínua produção criminosa deste carvão. Sem falar o gravíssimo impacto ambiental e danos que irá causar a saúde da população do município muitas vezesirreversíveis. A atividade, muito combatida pelo Ministério do Meio-Ambiente, principalmente no Sul do Pará e em outros estados que compõem a Amazônia brasileira, também está associada a pratica de Exploração do Trabalho Infantil e também do Trabalho Escravo no estado. Uma vez que esta atividade temsido duramente combatida nestas regiões, as empresas estão migrando para outras regiões do estado a procura de dar continuidade nesta prática, burlando e fugindo da severa fiscalização do governo federal.A Secretaria Municipal de Obras, órgão responsávelpela emissão de alvarás de funcionamento no município informa que este tipo de licença só pode ser emitida mediante concessão prévia de licença ambiental pelos órgãos responsáveis - Secretaria Estadual de Meio-Ambiente e Secretaria Municipal de Meio-Ambiente. Cabe a Administração Municipal assumir e cumprir com sua responsabilidade neste caso, a sociedade e as entidade de defesa ambiental e representantes de classe e comunidades estão fiscalizando, sempre de olho na situação. Vamos cobrar dos “nossos representantes políticos” uma posição.