quinta-feira, 17 de novembro de 2011

II FEIRA DO LIVRO E III SEMANA LITERÁRIA DE BARCARENA.








Secretaria Municipal de Educação de Barcarena (SEMED) realizou através da Casa do Professor, a II Feira do Livro e III Semana Literária com o tema: “As Várias Possibilidades da Leitura”, que ocorreu de 26 a 30 de outubro, no Ginásio Municipal. Na quarta-feira (26), foi realizada a cerimônia oficial de abertura da feira, que contou com a presença da Secretária de Educação do município Luciene Barbosa, representantes do Legislativo municipal, Chefes de setores e Coordenadores Pedagógicos da Semed, do Secretário de Administração Frederico Carvalho naquele ato representando o Prefeito Municipal João Carlos Dias entre outros secretários do governo que ali compareceram. A secretária Luciene Barbosa falou em seu discurso sobre a importância da realização do evento e da ousadia da atual administração em acreditar e apoiar o projeto. Falou ainda do sucesso do evento e que a lista de expositores interessados em participar da feira é extensa e, reafirmou as palavras do secretário adjunto (Jacobson Stumano) de que barcarena já precisa de um espaço mais amplo para a realização de grandes eventos, pois para o próximo ano o ginásio municipal já será pequeno para acomodar a feira e, da necessidade de já se pensar na construção de um Centro de Convenções. A Secretária também parabenizou a coordenação da Casa do Professor e sua equipe e todos os servidores da Secretaria de Educação envolvidos, apoiando o evento. O Secretário de Administração Frederico Carvalho, representando o Prefeito municipal também salientou a importância do evento e parabenizou a Semed/Casa do Professor pelo sucesso da realização do evento deste ano. A Professora Lidiane, responsável pela coordenação e realização da feira do livro falou também da realização do evento, sonho que nasceu a partir da I Semana Literária e que hoje é uma realidade, resultante do esforço de cada profissional envolvido no projeto.
Todos os membros da mesa exaltaram o professor Roberto Carlos Dias dos Anjos a Personalidade homenageada da feira, e salientaram a importância do seu trabalho desenvolvido com crianças das comunidades rurais onde atua, levando desenvolvimento e melhorias na qualidade do ensino nas comunidades.
O primeiro dia de feira foi marcado pelo tão esperado show de Nilson Chaves, que levou o público presente ao delírio com seu brilhante talento musical que arrebatou a todos. A feira contou também, com diversas apresentações culturais de grupos locais, e também com shows cantores da terra todos os dias, além de diversas palestras e oficinas em auditórios climatizados, especialmente construídos para este fim e uma sala para atividades de educação infantil. Além destas novidades o público pode contar com uma área de alimentação na parte externa do ginásio e brinquedos para as crianças se divertirem.

PERSONALIDADE HOMENAGEADA
 Roberto Carlos Dias Dos Anjos nasceu na localidade do Curuperé, Vila do Conde Barcarena no dia 01/12/1966. Possui 6 filhos: Dario, Roberta, Carla, Kézia, Karen e Vinicius e é casado com a também professora Eunicéia Rodrigues. . É evangélico da Assembléia de Deus Em 1988 começou a atuar como professor na Escola Municipal Montanha, com grande dificuldade pois tinha apenas a 7ªsérie do ensino fundamental, trabalhava com classes multisseriadas e dava aulas na casa de moradores da comunidade. Após a superação de muitos obstáculos concluiu o ensino médio através do Projeto Gavião, e cursou  Pedagogia na UEPA. Nos momentos mais difíceis sempre contou com o apoio de seu irmão Jorge dos Anjos (já falecido). Em 2001 ingressou no Programa Escola que Vale (PMB-CEDAC) que visava a formação de professores na área de Língua Portuguesa, do qual tornou-se  formador. Assumindo posteriormente a Coordenação do Programa. Possui especialização em Psicopedagogia, e atua na Coordenação de Educação Infantil da SEMED, atuando ainda na formação de professores; de gestores escolares; de Coordenadores Pedagógicos na área de Língua Portuguesa. Ministra cursos, oficinas, seminários e palestras em diferentes municípios, em instituições públicas e privadas.


AUTORA HOMENAGEADA
Nos anos 30 participou ativamente da vida política brasileira. Em 1932 filiou-se ao Partido Comunista Brasileiro. Presa em 1935, foi mandada para a Casa de Correção do Rio de Janeiro por causa da sua militância política. Escreveu História do carnaval carioca, a primeira grande obra sobre este assunto, que estabeleceria as principais categorias do carnaval brasileiro ao definir o conceito de cordões, corso, ranchos, sociedades e entrudo, entre tantos outros. Foi criadora do baile do Pierrot no Rio de Janeiro e em Belém.As escolas de samba Salgueiro em 1973, com o tema Eneida, amor e fantasia e Paraíso do Tuiuti em 2010, com "Eneida, o pierrot está de volta", homenagearam a jornalista no carnaval.

NOTA: Parabéns a Secretária Luciene Barbosa e sua competentíssima equipe da Secretaria de Educação pela demonstração de competencia na realização deste evento que tem elevado o nome de nosso município e de nosso povo barcarenense.